domingo, setembro 26, 2004

Socráticos

Muita gente separa o pensamento grego em duas fases, intercaladas por um filósofo de que se sabe tão pouco: Sócrates. Comummente conhecido como “moscardo”, Sócrates não se terá dado ao trabalho de deixar obra escrita, talvez por isso deixando uma marca tão impressiva em tantos contemporâneos.
Os pensadores helénicos antes dele receberam a etiqueta de pré-socráticos; curiosamente, nenhum filósofo posterior mereceu o epíteto de pós-socrático ou mesmo socrático. Pelo simples motivo de que não era preciso. A partir de Sócrates, o racionalismo tornou-se tão natural como respirar.
Infelizmente para nós, no nosso panorama político, talvez não haja pré-socráticos, mas vai haver, de certeza, socráticos e pós-socráticos. José Sócrates dificilmente se tornará um marco incontornável do pensamento político; a muito custo conseguirá deflagrar uma chama que só pede uma pequena centelha; mas, por agora, parece ser a única pessoa capaz de liderar uma alternativa a este lodaçal que, lenta e inexoravelmente, vai tingindo a nossa vida, ameaçando mesmo a fímbria das nossas almas.
Verdadeiramente surpreendente foi o reaparecimento de Manuel Alegre, uma verdadeira Fénix Renascida da liberdade! Como ficaria bem esse desassombrado vate no palácio de Belém!

OBS.: Um Poeta pode ser Presidente da República? Um Presidente da República pode ser poeta? A vida pode ser vivida?

Sem comentários: