quarta-feira, fevereiro 01, 2006

BUNDA LARGA


Diz Bill Gates, e alvitra bem, que as tecnologias são importantes, mas o essencial é a formação, é a valorização dos recursos humanos.
Exulta Sócrates com a quase-verdadeira notícia de que todas as escolas portuguesas estão dotadas de banda larga. Sem dúvida que é importante que os utilizadores dos computadores não esperem eternidades para abrir páginas ou não tenham que se apinhar às dúzias em torno de um velho 486. Mas recomenda-se alguma atenção ao conteúdo, à substância, para não se cair na mesma asneira do balofo sucesso escolar. Recusemos esta tendência neo-barroca de sobrepujar as aparências.
É preciso que se saiba que grande parte, se não a parte de leão, dessas auto-estradas da informação não estão ocupadas com investigação útil e actividades enriquecedoras. Quem observa o que se passa por esses templos que são algumas salas de informática, vê bem em que se ocupa essa banda larga: jogos on-line, de preferência com grande profusão de sangue, horas intermináveis de “chats” perfeitamente despropositados (tantas vezes a paupérrima conversação se entabula com o colega que tecla igualmente dois computadores ao lado), sem esquecer rápidas incursões em alguns sites educativos, de onde se sacam airosamente textos e fotos que, depois de uma breve e incipiente reformatação vão constituir os benditos trabalhos escolares que ocuparam os alunos durante trimestres inteiros! E vão pomposamente assinados na própria capa pelos alunos que os compilaram.
Se ninguém fizer nada, em breve depararemos com mais uma daquelas surpresas –OOOOPS! – que só surpreendem por ser surpresa para alguém: milhares e milhares de jovens com certificação informática que pouco mais sabem que utilizar o copy-paste e abrir uma sala de chat.
Se querem mexer nos exames, aí está uma boa oportunidade: submeter a exame prático as competências das TIC’s!

2 comentários:

joeingals22161773 disse...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. So please Click Here To Read My Blog

http://pennystockinvestment.blogspot.com

CaveMan disse...

Não podia estar mais de acordo. É pena é que quem deveria debruçar-se sobre estas questões prefira enterrar a cabeça na terra, como faz a avestruz...