sábado, novembro 12, 2005

Consumismo pavloviano

Em cima da secretária tenho um sobrescrito onde se destacam as ameaçadoras palavras a negro “ÚLTIMO AVISO PARA…”, seguidas do meu nome. Há ainda um dístico a vermelho que assegura tratar-se de uma “Mensagem Urgente”. Não o abro.
Talvez seja o décimo idêntico que enviam. Sei o que contém. Vários folhetos coloridos e personalizados – todos têm o meu nome – a propor-me um produto em condições iniciais muito vantajosas, para já não falar de dois artigos de bónus, um dos quais só concedido se responder nos dez dias seguintes. Seguintes a quê, perguntam bem, se a correspondência não tem data e é repetidamente enviada? Esoterismo, com certeza!
Enfim, nada de novo, um produto de marketing bem ao estilo americano, fazendo lembrar o timbre das Selecções ou até mesmo do Círculo de Leitores, cujo valor de ofertas, sorteios e prémios é tão avultado que já ninguém compra os livros pelos livros. Livros que (nunca é demais escrever a palavra livros), graças a tanta despesa promocional, acabam por atingir preços exorbitantes, bem longe da filosofia de um clube de leitores e do bolso de muitos deles.
Trata-se da velha parafernália publicitária abusiva, insidiosa, imbecilizadora do consumidor. Até aqui, não há surpresas; para mim, o escândalo é o folheto ser da Proteste, a tentar “enfiar-me” assinatura de revistas de defesa dos direitos do consumidor.
Para quem não gosta de nabiças, junta-se uns belos rojões e empurra-se o prato.
Mas, no fim, as nabiças ficam no prato.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boing Boing's Five Year in Blogging
Just found out Boing Boing's recent post named " Five Years Worth of Boing Boing Post in one File on Jan 21, 2005.
Hi, I was just blog surfing and found you! If you are interested, go see my internet shopping related site. It isnt anything special but you may still find something of interest. Come in and check it out if you get time :-.