sexta-feira, julho 21, 2006

O Estado do Debate


Ficámos sem saber por que motivo se acabou com as provas-modelo dos exames, particularmente úteis para disciplinas de programas novos; ficámos sem saber por que razão se fez orelhas moucas a todas as entidades credíveis que lançaram alertas acerca das dificuldades que advinham da coexistência de várias reformas e da aplicação de novos programas; ficámos sem saber por que carga de água se criou uma excepção para duas disciplinas apenas, em detrimento de outras, ficámos sem saber a resposta a tantas outras questões que se colocaram ontem na sessão parlamentar.
Mas ficámos a saber que não vale a pena solicitar mais debates de urgência com esta ministra da Educação, uma vez que, sejam quais forem as perguntas, as respostas serão sempre as mesmas: aquelas que a ministra rabisca previamente em casa, em jeito de conferência de imprensa. Mais uma sessão para lamentar. E tudo seria até risível, não fora este amargo de boca de saber a vida a andar para trás.

1 comentário:

Graça disse...

De facto, este texto resume exemplarmente o que tem sido a Educação por cá nos últimos tempos. Ao caranguejo que tão bem caricatura a Senhora Ministra, falta talvez um aparelho auditivo, ou, atrás, a fotografia emoldurada de uma "velha senhora" com problemas auditivos semelhantes e a mesma soberana indiferença pelo diálogo. Não tendo Maria de Lurdes Rodrigues tomado uma única medida consensual ou que contribuísse para melhorar a Educação no nosso país, pergunto-me por que continua a ocupar o cargo - ou o seu gigantesco ego por ela.